Graduanda
A central de negócios é uma entidade de base associativa, formada por empresas ou empreendedores independentes, voltada para a busca de soluções conjuntas de interesse econômico, com foco no mercado em que atuam. É uma ação decorrente de um processo coletivo, com o objetivo de promover e ampliar o acesso a mercados.
A Central de Negócios representa um avanço no modelo de Central de Compras, pois amplia o foco da atuação coletiva, antes restrita a compras conjuntas.
Como instituição associativa, a Central de Negócios repete o padrão de outros modelos de mesma base: a união como meio para aumentar a competitividade ou para superar desafios que individualmente seriam mais difíceis de serem superados. Uma de suas principais diferenças com outros modelos é o fato de elas serem organizadas majoritariamente por pessoas jurídicas. São empresários que se unem em uma associação para formarem seus negócios mais competitivos e terem condições de competir com as grandes redes.
Em relação as Centrais de Compra, as Centrais de Negócios se diferenciam por não focarem apenas as compras das empresas envolvidas e, sim, o negócio como um todo, buscando soluções para questões como marketing, capacitação, design das lojas, construção de uma marca única, entre outras. Nessa visão os associados da central passam a gerenciar um negócio coletivo que se ramifica em lojas de propriedade individual.
De modo geral as Centrais de Negócios caracterizam-se por:
· Reunião de duas ou mais pessoas jurídicas para a realização de objetivos comuns;
· Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc;
· Seus fins podem ser alterados pelos associados;
· São entidades do direito privado e não público.
CENTRAIS DE NEGÓCIOS
2011
CENTRAIS DE