Graduada
TRABALHO II DA DISCIPLINA DE GESTÃO EDUCACIONAL
I-1 O modelo de gestão evidenciado no texto é o Modelo Dinâmico. Na verdade, ele apresenta ainda a sua migração de um modelo para o outro. Posicionando a migração como forma de “status quo” no âmbito atual. Ressaltando que, Heloísa Luck (2000) traz a visão de um novo paradigma e contabiliza no enfoque os diversos olhares que deverão ser dados ao novo modelo, visando, principalmente, a diversidade, o multiculturalismo e os esforços de participação.
I-2 A “malvadez intrínseca” apontada por Paulo Freire:
“O discurso da globalização que fala da ética esconde, porém, que a sua é a ética do mercado e não a ética universal do ser humano, pela qual devemos lutar bravamente se optamos, na verdade, por um mundo de gente. O discurso da globalização estruturalmente oculta ou nela busca penumbrar a reedição intensificada ao máximo, mesmo que modificada, da medonha malvadez com que o capitalismo aparece na História. O discurso ideológico da globalização procura disfarçar que ela vem robustecendo a riqueza de uns poucos e verticalizando a pobreza e a miséria de milhões. O sistema capitalista alcança no neoliberalismo globalizante o máximo da eficácia de sua malvadez intrínseca” (Freire, 1997, p. 144).
A reação de Paulo Freire tem como ponto focal a sua visão ético-política do ser humano. Freire defende a Ética Humana, e esta; não deve aceitar os princípios da Ética do mercado. A Ética Universal é humanizadora e tem como princípio o direito de todos à vida humana digna.
As políticas públicas não combaterem a má distribuição de renda, com tudo isso, dá-se a continuidade no processo de concentração do capital de poder na mão de poucos. Enfatizam o lucro, os avanços tecnológicos para setores específicos, renegando a maior parcela da população.