Economia
Recurso natural, capital e trabalho são entendidos como os fatores ou recursos básicos do processo produtivo. Tais recursos são organizados nas unidades produtoras por pessoas ou grupos de caráter privado ou público, a partir de uma determinada tecnologia disponível. Um estudo evolutivo das atividades econômicas irá demonstrar que o processo produtivo sofreu modificações ao longo da história. Os homens apenas caçavam, pescavam ou coletavam frutos produzidos pela natureza, sem qualquer ação de transformação humana no processo produtivo.
- RECURSOS NATURAIS
Recursos naturais são os recursos da natureza utilizados no processo produtivo. Alguns desses recursos são renováveis, outros não-renováveis.
- TRABALHO
Entende-se por trabalho a combinação das energias física e mental com o propósito de geração de bens necessários à satisfação da necessidade humana. Tal fator, fazendo uso das matérias primas e instrumentos de produção, é responsável direto pela geração do valor econômico. Por fim, é oportuno observar que a atividade laboral caracteriza duas espécies distintas de trabalho: produtivo e improdutivo.
- CAPITAL
Numa concepção ampla, entende-se por capital como sendo o estoque de riquezas passíveis de serem envolvidas na atividade produtiva. Numa visão mais restrita, diretamente ligada à atividade produtiva, capital como fator de produção é entendido como o conjunto de bens cuja utilização se destina a produzir novos bens, satisfazendo-se, assim, as necessidades de forma indireta.
“ Para avaliar seus conhecimentos “
1- Como tornar variável o estoque dos recursos naturais de uma determinada região?
Com o desenvolvimento de novas tecnologias. 2- Diferencie capital, entendido como fator de produção, do conceito de estoque de capitais de uma dada economia.
Capital, como fator de produção, é entendido como o conjunto de bens cuja utilização se destina a produzir novos bens, satisfazendo-se as necessidades de forma indireta.