Cidadania e profissionalidade
NG5 – Urbanismo e Mobilidade
DR2 – Contexto Profissional
Deontologia e Normas profissionais
Formadora: Teotónia Paixão Turma: 3 Formando: Augusto Amaro, Nrº2
Índice
Introdução------------------------------------------------3
Valores Profissionais-----------------------------------4
Hierarquias e patamares profissionais------------5
Valores éticos e profissionais
Introdução
Neste trabalho vou desenvolver os valores profissionais, as distinções entre as hierarquias e os valores éticos entre os diversos patamares profissionais, identificarei os valores éticos e profissionais que deveriam ser defendidos pela entidade profissional. Irei invocar valores que eu acho que deveriam ser defendidos e que no geral não são de todo praticados pela sociedade portuguesa.
Valores Profissionais
Os valores profissionais que são defendidos pelas entidades são inumeráveis. No entanto os mesmos são indispensáveis para um bom desempenho da atividade. O dinamismo, o sentido de observação, de competição, de sensibilidade, de emotividade, de criatividade, o espírito de equipa, a humildade, e o estar atualizado, são sem duvida ingredientes imprescindíveis para um bom desempenho da atividade profissional. Todo o individuo que possuir estes valores não terá dificuldade em adaptar-se no mundo do trabalho e será muitas vezes confrontado com oportunidades de mudança, isto é, terá facilidade em mudar de atividade enriquecendo assim as suas capacidades.
Hierarquias e Patamares Profissionais
As empresas na sua grande maioria apresentam uma estrutura hierarquizada com diferentes níveis de autonomia. Geralmente o corpo de uma empresa é constituído por três camadas estratégicas de responsabilidade: o nível operacional, o nível tático e o nível estratégico. Cada um deles tem a sua importância dentro da organização.
A nível operacional, é onde os projetos e as