Relatorio de estagio
Este trabalho é designado como um relatório do estágio preconizado pelos estudantes no primeiro semestre do ano académico de 2012 na cadeira curricular de estágio pratico e acompanhado, que acorreu de Março a Junho na comunidade estudantil da escola 1041 situado no bairro km30 do Ramiro.
Como sabemos neste estágio vai-se efectuar um trabalho de pesquisa e acção como forma de conhecer a prática do trabalho social conhecendo as dificuldades e propor hipóteses para a resolução dos problemas que esta comunidade escolar vive.
Segundo Myriam Baptista, a configuração que se costuma dar a pesquisa-em-acção-da intervenção profissional esta sempre relacionada ao lugar do profissional na divisão sociotécnica do trabalho isto quer dizer que a nossa intervenção deve ser aproximada as intervenções dos profissional pois estamos em formação como futuros profissional em serviço social. Nenhuma acção humana é feita pelo individuo isolado, os problemas que a escola vive, deve ser resolvido de forma colectiva.
A humanização é uma “coisa” que possuímos como direito exclusivo como atributo herdado (Freire,2005ª, p.51). A partir deste pressuposto analisa-se que o resgate dos valores na escola é um problema colectivo. Este trabalho, esta organizada da seguinte forma:
I- Introdução
II- Desenvolvimento
III- Conclusão
IV- Recomendação
V- Bibliografia
VI- Anexo
Os métodos
Observação, entrevistas, dedução e indução
I- Introdução
Este relatório, é o produto final do estagio efectuado por um grupo de estudante constituído por: António Ambrósio Manuel (líder do grupo) Amélia Rosa B. Domingos Ana Vange Mabiala André Soares da Silva António A. Manzamba
Arquimedes L.D. Cardoso Augusta Rosa Alfredo
Carlos Job P. da Costa
A escola 1041 situado no distrito dos Ramiros onde encontramos várias potencialidades no seio da comunidade escolar, algumas fraquezas na concepção da vivência na unidade escolar e as propostas das actividades como acções estratégicas