Graduada
DISCIPLINA DE GEOLOGIA PARA OS CURSOS DE OCEANOGRAFIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO E LICENCIATURA.
PROF. MSc SÉRGIO FREITAS BORGES
GEÓLOGO
Florianópolis, 2007.
APRESENTAÇÃO
Esta é uma apostila produzida a partir de textos, figuras e gráficos, obtidos em vários “sites” da Internet e também em livros técnicos e trabalhos publicados em revistas técnicas. A intenção é suprir a necessidade do aluno em assuntos ministrados em sala de aula. É um material didático informativo, com conceitos atualizados e, deverá ser utilizado somente para a disciplina de Geologia dos Cursos de Oceanografia e Biologia da UNIVALI. O autor não recomenda sua utilização como documento a ser referenciado em trabalhos de pesquisa acadêmica, pois alguns temas não foram possíveis citar as fontes originais das informações.
No mais, façam bom proveito.
Prof. Sérgio F. Borges
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GEOLOGIA PARA OS CURSOS DE OCEANOGRAFIA E BIOLOGIA
A Oceanografia é uma ciência relativamente nova, em comparação com a Geologia. Por sua vez, a Geologia é talvez a ciência mais antiga desenvolvida pelo homem, somente se equipara em idade com a Astrologia (Astronomia).
Desde os tempos mais remotos da evolução do homem, quando ele desceu das árvores e começou a organizar-se em sociedades primitivas, ele começou a utilizar fragmentos de rochas e minerais para defender-se, caçar e proteger seu clã dos animais predadores e de outros hominídeos (Idade da Pedra Lascada, da Pedra Polida). Posteriormente, com o advento da dominação e aprendendo a usar o fogo, surgiu a metalurgia primitiva, certamente que por acaso, quando o fogo natural provocado por algum evento vulcânico ou incêndio provocado por raios derreteu alguns fragmentos de cassiterita (estanho) misturando-o com fragmentos de cobre nativo produzindo uma liga bastante rígida o bronze,