Graciliano Ramos
Alunos: Anderson José de Freitas Denílson Nunes do Lago Luan Henrique Alves Rebeca Mendes dos Santos
Acidente Nuclear
E
Radiológico
3º Ano “L”
Novembro de 2014
Sumário
2 ____________________________________ Introdução
3 ____________________________________ O que é acidente nuclear e radiológico
6 ____________________________________ Acidente de Fukushima
7 ____________________________________ Acidente de Chernobyl
8 ____________________________________ Acidente Radiológico de Goiânia
Introdução
A utilização pacífica da energia nuclear sempre foi motivo de grandes discussões. As maiores preocupações acerca do assunto é a possibilidade de ocorrerem acidentes. A radiação liberada no meio ambiente pode ferir gravemente e matar pessoas e outros seres vivos.
Nesta pesquisa abordaremos os ocorridos nos acidentes de Fukushima, Chernobyl e Goiânia e o que levou a ocorrer estes que foram os maiores desastres nucleares do mundo.
O que é Acidente Nuclear?
A Escala Internacional Nuclear e Radiológica de Evento usa um esquema de classificação de sete níveis para avaliar o significado de eventos nucleares e radiológicos. Níveis 1-3 são “incidentes”, e 4-7 são “acidentes”. Existem vários tipos de eventos constituídos Acidente Nuclear.
Estes serão numerados a seguir como:
1. Acidente de perda de resfriamento (ou derretimento nuclear)
Ocorre quando o núcleo de um reator nuclear deixa de ser apropriadamente controlado e resfriado devido a falhas no sistema de controle ou no sistema de segurança nuclear, fazendo com que estruturas de combustível do reator comecem a sobreaquecer e derreter-se. Um derretimento nuclear é considerado um acidente nuclear sério, pois pode