Graciliano Ramos
Professora: Maria Claudene Bezerra Gomes
Curso: Técnico em Desenvolvimento Social
Turma: VI semestre
Aluna: Bianca Teixeira Botão
Iguatu, Ce
Maio de 2014.
Graciliano Ramos
Graciliano Ramos: nascido em 1892 no interior de Alagoas, é o primogênito dos dezesseis de seus pais, viveu sua infância em Viçosa (AL) e Buíque (PE).
Graciliano frequenta a escola tardiamente, devido às dificuldades encontras naquele período no sertão nordestino, mas mesmo assim, ele se descobre um grande admirador da escrita e passa a se dedicar a mesma, criando assim em 1904 um Jornal dedicado as crianças, e depois vira redator do jornal Echo Viçoense.
Destaca-se também na carreira política, e também pela sua identificação com o movimento comunista (ERA VARGAS), fato esse que levou a sua prisão em 1936. Após ser liberado ele lança seu livro de grande sucesso nacional e internacional “Vidas Secas”.
●Vidas Secas é o resultado da junção de vários capítulos publicados isoladamente, como contos. É a narrativa da história de uma família de retirantes nordestinos que, atingidos pela seca, é obrigada a perambular pelo Sertão, em busca de melhores condições de vida. São quatros os membros da família: Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho e o menino mais novo. Uma cachorra-Baleia- e um papagaio que os acompanha. A solidariedade de Baleia é enorme, tratada como pessoa, ela é como um membro da família. O autor baseado em suas vivências e no contexto social daquela época, faz um trocadilho no que diz respeito a animalização dos personagens humanos e na humanização dos animais, deixando isso perceptível principalmente pelo nomes dos personagens, onde os animais recebem nomes e os humanos não. O nordeste se faz presente do início ao fim do livro, o clima semiárido, a ausência da chuva (SECA), a presença do bioma caatinga, a criação de gado, carneiro, a questão religiosa, cultural, presença de cangaceiros. A ausência de