GR aula 2
CMIP – Common Management Information Protocol, construído com base nos serviços CMIS (Common Management Information Services) que especifica os vários serviços necessários para implementar as várias funções. Aborda todas as 7 camadas do modelo OSI. As especificações são orientadas a objectos. Além de especificar os protocolos de gestão, também aborda as aplicações de gestão. É complexo e o stack do CMIP é grande, obrigando ao uso de máquinas potentes/ com recursos elevados
2
Gestão Baseada em WEB – baseado em tecnologia web, usando um servidor web para o sistema de gestão e browsers nas estações de gestão. Tecnologia em constante evolução, sem standards (normas), estando presentes 2 tecnologias:
WBEM e JMX. Foi criada uma task force recentemente: Development Management
Task Force (DMTF), que está a desenvolver as especificações para o WBEM. A DMTF escolheu o modelo de gestão orientado a objectos da Microsoft, o Commom
Information Model. JMX é baseado num subconjunto especial das aplets Java desenvolvidas pela Sun e corre nos componentes da rede.
3
4
Network objects: consistem de elementos de rede, como routers, switchs, etc.
Podem ser classificados como elementos geridos ou não geridos. Os elementos geridos tem um processo de gestão a correr neles, enquanto que os não geridos não possuem nenhum processo de gestão.
O gestor gere os elementos geridos e possui uma base de dados (os elementos geridos não a possuem). O gestor faz pedidos ao elemento gerido, recebe os dados de gestão, processa-os e guarda os resultados na MDB.
5
A camada intermédia actua como Agente e Gestor em simultâneo. Como gestor, recolhe dados dos elementos de rede, processa-os e guarda-os na sua base de dados.
Como agente, transmite informação ao gestor do nível superior. Por exemplo, um sistema intermédio é utilizado para criar informação estatística da rede e passar a informação consoante as necessidades para o gestor de nível superior. Ou alternativamente, um gestor intermédio