GPS sistema
Existem vários satélites exclusivamente operando para que esse sistema funcione ao redor da Terra. Mais precisamente, 29 deles trabalham o tempo inteiro para auxiliar a localização de lugares, coisas e pessoas.
Trata-se de um sistema eletrônico de informação criado pelo exército norte-americano e que começou a ser usado por eles em 1972. Foi uma questão de necessidade porque antes eles usavam mapas PARA MARCAR SUAS TRAGETÓRIAS, trilhas e tudo mais
.
Como tudo começou
Em 1957, a antiga URSS lançou o primeiro satélite artificial: o Sputnik 1. Os cientistas aperceberam-se rapidamente de que, usando o Efeito Doppler era possível calcular a órbita de um satélite. Depois, descobriram que, invertendo-a, era possível usar satélites para calcular a posição de um receptor na Terra.
A base do GPS moderno foi criada durante o início dos anos 60 pelo exército norte-americano. A Marinha, a Força Aérea e o Exército apresentaram as suas ideias e conceitos e, em 1973, o governo dos EUA aprovou um projecto que incorporava elementos de cada uma das propostas. Esse projecto deu origem ao NAVSTAR GPS.
O primeiro satélite do novo NAVSTAR GPS foi lançado em 1974 e, entre 1978 e 1985, foram lançados outros 11 para propósitos de teste. A constelação completa de 24 satélites, que permite hoje ao seu sistema de navegação ter uma cobertura de GPS em todo o mundo, ficou terminada em 1993. é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador.
Existem 5 estações de controle distribuídas pelo planeta, com o objetivo de alterar parâmetros dos satélites, evitando que eles saiam de suas órbitas e corrigindo erros caso aconteçam.
Os receptores GPS
O sinal dos satélites é recebido pelo receptor GPS, que compara a contagem de seu relógio com a contagem do satélite enviada no sinal, a diferença destes tempos multiplicada pela velocidade de propagação do sinal no meio trará a distância entre o satélite e o receptor. Juntando a distância de 3