sistema GPS
Tema:Expedições
Autor: Chris Bueno
Data: 7/11/2008 Sacha Haim, piloto de balão, confere coordenadas durante uma prova de balonismo (Open Brasil 2008)
Foto: Arício Filho
GPS é a sigla para Global Positioning System – em português, Sistema de Posicionamento Global. Esse sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para fornecer dados sobre localização, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre, para situações de guerra.
O GPS começou a ser desenvolvido na década de 1960 com o nome de “Projeto NAVSTAR”, mas só foi declarado totalmente operacional em 1995. Devido à suas inúmeras vantagens, acabou se disseminando entre os civis (assim como a Internet, que também tem origem militar).
O GPS pode ser do tamanho de um relógio de pulso ou de um palmtop. Pode ser levado a tiracolo ou instalado no painel de carros, aviões e navios. Podem ter flashs de movimento, cores e alta definição, ou ser simplesmente em branco e preto.
Alguns modelos possibilitam ainda que você descarregue os dados em um computador, transferindo os pontos de navegação em um mapa da região e deixando tudo perfeitamente sinalizado, ou que seja acoplado em um notebook, aumentando em 20 vezes a área de imagem da tela. O equipamento evoluiu e se popularizou tanto, que a variedade disponível no mercado é enorme.
Mas algumas características em comum são encontradas em qualquer aparelho de GPS. Todos os equipamentos possuem receptor de 12 canais; número de waypoints (pontos em uma rota, que podem chegar a 1.000, dependendo do modelo); rotas (alguns equipamentos apresentam até 50 trajetos diferentes); database ou Basemap, que é o banco de dados; e opções de mapas adicionais (MapSource e Metro Guide); além de bússola, barômetro e altímetro, e tábuas das marés.
Outro ponto em comum entre os diversos modelos de aparelho são as funções