GOVERNO FHC E GEISEL
O sucessor do presidente Médici foi outro general, indicado pelo alto comando militar: ERNESTO GEISEL. Ele integrava um grupo de oficiais militares. O então novo presidente estava disposto a promover (conforme suas palavras) um processo gradual, lento e seguro de abertura democrática.
Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.
EXEMPLO: No Brasil atual existe democracia.
Explicação da frase:
No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira.
O governo começou sua ação democratizante diminuindo a severa ação de censura sobre os meios de comunicação. Depois garantiu a realização de eleições livres pra senadores, deputados e vereadores. (1974) O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), único partido de oposição, alcançou uma vitória significativa sobre a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), o partido do governo. Os comandantes dos órgãos de repressão do regime militar não suportavam a ideia de uma abertura democrática, por isso continuavam agindo com a mesma violência do período anterior. A sociedade brasileira ficou escandalizada com os atos brutais dos órgãos militares, que diziam agir em nome da “Segurança Nacional”. O presidente Geisel afastou o general comandante do II Exercito para por fim à onda de violência que indignava a nação. A política econômica de Geisel foi desenvolvimentista. Para isso, recorreu-se a empréstimos externos (o Brasil tornou-se um dos maiores devedores do mundo) e ao