processo de fabricação
Introdução
Fabricar é transformar matéria primas em produtos acabados, por uma variedade de processo. Este trabalho tem como objetivo mostrar os parâmetros de corte, ferramentas e cálculos das principais máquinas utilizadas na usinagem de materiais na engenharia.
A fabricação de um simples clipe envolve projeto, seleção de um material adequado e de método de fabricação para atender os requisitos se serviço do artigo. As seleções são feitas não somente com base em requisitos técnicos, mas também com base nas considerações econômicas, minimizando os custos para que o produto possa ser competitivo no mercado.
Torneamento
Consiste em tirar material de uma peça que esteja em rotação através de uma ferramenta. O torno é uma máquina versátil e muito utilizada na indústria, sendo que é indicado para fazer peças cilíndricas, cônicas, furações etc.
Parâmetros de corte
Rotação é calculada por N=
Avanço
l(mm/min): Compr. Usinado por Min. n(min-1): Rotação do Eixo Principal f(mm/rot): Avanço por Rotação
Tempo de corte
Tc(min):Tempo de Corte lm(mm):Comprimento da Peça l(mm/min):Compr. Usinado por Min.
RUGOSIDADE TÉORICA DA SUPERFÍCIE ACABADA
h(µm):Rugosidade da Superfície Acabada f(mm/rot);Avanço por Rotação
Re(mm):Raio de Ponta do Inserto
Fresadora
Fresadora é uma máquina de movimento continuo, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. Desde que apareceram até hoje, tem apresentado uma evolução construtiva notável que permite uma faixa muito ampla de operações.
O corte pode ser realizado em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares, elípticas, fresagem em formas esféricas, côncavas e convexas, com rapidez e