Governo dos cem dias e congresso de viena
Ocorreu que nesse período Napoleão Bonaparte perdeu muitas batalhas e foi mandado em exílio. Sabendo que a população e seus soldados estavam aclamando por ele, foge do exílio.
Voltou à França e retomou ao poder, onde foi recebido como herói. Enquanto Napoleão avançava a Paris recebeu o apoio das tropas reais que foram enviadas para prendê-lo. Com isso Luís XVIII abandonou o trono e fugiu do país. Ficou em poder pouco mais de três meses. Por esse motivo ficou conhecido como Governo dos cem dias.
Com Napoleão de volta ao poder os países aliados reuniram cerca de um milhão de soldados e sob comando do duque Wellington derrotou definitivamente os franceses na Batalha de Waterloo. Preso Napoleão foi mandado em exílio para Santa Helena, uma ilha localizada no Oceano Atlântico onde ficou até a morte, em 1821.
Congresso de Viena
O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores de grandes potências européias que ocorreu entre dois de Maio 1814 e nove de Julho de 1815 que a intenção era para redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França. Napoleão queria restaurar os tronos às famílias reais derrotadas por ele, e fazer uma aliança entre burgueses. Os termos de paz foram assinados e compridos conhecidos como Tratado de Paris (30 de Maio de 1814). Napoleão Bonaparte mesmo em exílio, reassumiu o poder da França em Março de 1815, discussões prosseguiram e Napoleão Bonaparte assinou um acordo nove dias antes da derrota final de Napoleão na batalha de Waterloo em 18 de Junho de 1815.
O objetivo do congresso foi buscar e afirmar um equilíbrio entre as nações da Europa que haviam perdido seus territórios para a França durante a época napoleônica.
Após o fim da época napoleônica, que provocou mudanças políticas e econômicas em toda a Europa, os países vencedores (Áustria, Rússia, Prússia e Reino Unido) sentiram a necessidade de selar um tratado para restabelecer a paz e a estabilidade política na Europa.
O Congresso