Fogo
Segunda Guerra Mundial, Rússia. Durante a batalha de Stalingrado, existe uma grande escassez de armamentos e suprimentos, e sendo assim nem todos os soldados em batalha recebiam armamento.
O Comissário que orientava e dirigia ordens durante as batalhas, gritava ao megafone: que os soldados sem armamento esperassem algum soldado armado ser abatido para que então pegasse sua arma.
No meio deste ambiente hostil, Vasily Zaitsev, um soldado soviético, após seu agrupamento ser massacrado pelas tropas alemãs, ela dispara cinco vezes e mata cinco alemães. O episódio é presenciado comissário político Danilov, que fica impressionado com a pontaria de Vasily e decide fazer dele um herói nacional para encorajar as tropas à luta.
A estratégia funciona e Vasily se torna uma espécie de lenda vida para a União Soviética.
A Alemanha preocupada com o efeito dessa propaganda e decide matar o soldado herói. Então, o Major König, o melhor franco-atirador da Alemanha é designado para a difícil missão.
O filme traz ao público o retrato do caos de Stalingrado, assim como o dia-a-dia dos francos-atiradores em suas batalhas de gato e rato pelos prédios.
Sinopse do filme!!!
Durante a Batalha de Stalingrado, o Exército Vermelho precisava desesperadamente de um herói, alguém que pudesse encorajar os soviéticos a repelir o invasor nazista. Eis que chega à cidade em chamas Vassili Zaitsev (magistralmente interpretado por Jude Law,) aparentemente apenas um a mais no meio de tantos soldados enviados àquele inferno.
A escassez de armamento e suprimentos era dramática - tanto que Vassili não recebeu um fuzil ao chegar e ainda teve de ouvir as descabidas instruções de oficiais que diziam "O soldado que estiver sem fuzil, segue o que tem. Quando o soldado que estiver com o fuzil for morto, o de trás pega o fuzil e atira!".
Tendo recebido um pequeno pente com cinco