Filosofia
FARAÓ -Considerado o Deus todo poderoso. ELE ERA DEUS. Era tratado como deus. Era a pessoa mais rica do antigo egito. Seus móveis eram banhados a ouro. Dono de todas as terras do Egito. Todos os felás (camponeses) deviam pagar impostos altíssimos a ele. 90% de todos os recursos produzidos no egito eram do Faraó. Ocupavam a maior parte do tempo com a caçadas, pescarias , obrigações religiosas ou em festas com música e dança. Nestas festas eram servidas comidas a base de peixes, carnes e cereais, além de bebidas como o vinho. (A cerveja de cevada era a bebida dos pobres.
VIZIR - Em segundo lugar na classe social egípcia está o vizir. Cabia a ele tomar as decisões jurídicas, administrativas e financeiras em nome do Faraó.
SACERDOTES - Em terceiro lugar estão os sacerdotes, eram donos de templos que geralmente eram ricos por causa das oferendas oferecidas pelo povo.
NOBRES - Eram decendentes das famílias mas importantes dos antigos nomo. Cuidavam da administração da província ou ocupavam os cargos mais importantes do exército.
ESCRIBAS - Devido a sua grande sabedoria, registravam toda a vida econômica do reino: Áreas cultivadas, impostos arrecadados, etc...
CAMPONESES, artesãos, barbeiros, marceneiros, comerciantes etc.... Eram, em geral prisioneiros de guerra que cobriam a maior parte da população. Os Camponeses, chamados no Egito de FÉLAS, Eles trabalhavam nas propriedades dos Faraós e dos sacerdotese tinham direito a apenas 10% do que plantavam; a outra servia para pagar um imposto coletivo: Uma certa quantidade de cereais, que era recolhida aos armazéns do Faraó. Eram também obrigados a trabalhar na construção de obras públicas grandiosas, como abertura de estradas, limpeza de canais, transporte de pedras necessárias a grandes obras cini túmulos, palácios e templos.
Trabalhos
Como a região era desértica, o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios.
O rio era