governo de vargas: órgãos públicos,
- Ministério do Trabalho;
- Código eleitoral (voto secreto e voto feminino);
- Promulgação de Leis Trabalhistas;
- Compra e queima de 78 milhões de sacas de café devido à pouca procura e exportação por causa do crack da bolsa de valores dos EUA (1930 – 1931);
- Salário mínimo;
- Pena de morte;
- Criação do departamento Nacional do café e o Instituto do Açúcar e do álcool.
Uma das coisas tambem criadas foi o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda), um órgão diretamente ligada à presidência da República, encarregado de censurar os meios de comunicação social como o rádio, cinema, teatro e imprensa e coordenar a propaganda oficial.
Um dos órgãos mais controlados foi o rádio, pois era um meio de comunicação que atingia diversas camadas da população. Um dos ritmos mais tocadas era o samba, e também um dos mais fortes censurados pelo DIP, pois era considerado um grande crítico ao trabalho e ao trabalhador. Essas críticas chocavam-se com a propaganda do regime que exaltava o trabalho e cultuava Vargas como ¨pai dos trabalhadores¨.
Durante seu governo, Getúlio Vargas reconheceu alguns direitos operários, com o intuito de controla-los e impedir que se organizassem e realizassem modificações profundas na sociedade. Mas a ¨concessão¨ desses direitos não foi o suficiente para a melhoria das condições sociais dos trabalhadores.
Pelas diversas reivindicações que fez em prol dos trabalhadores e pobres, ficou conhecida como ¨mãe dos ricos¨, por ajudar à controlar as revoltas dos trabalhadores, garantido ordem política e estabilidade social e mantendo os trabalhadores satisfeitos, ou seja, sem greves nem manifestações de desagrado aos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregadores.