Governo de Getúlio Vargas e Juscelino kubitschek
O Governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek
Sara Alves da Silva
23
2ºK
São Paulo
2014
Introdução
No dia 19 de abril de 1882, nascia na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul, Getúlio Dornelles Vargas, o homem que viria a se tornar o presidente que passou mais tempo sobre a liderança de nosso país. Durante seus dois mandatos, o primeiro acontecendo entre os anos de 1930 a 1945, e o segundo, que vigorou de 1951 a 1954, ele ficou conhecido pela fase de ditadura imposta entre os anos de 1937 e 1945, fases chamadas de Estado Novo, e também pela sua preocupação com a classe trabalhista, pois foram nos seus mandatos que o povo brasileiro recebeu os maiores benefícios no que se dizia respeito aos direitos dos trabalhadores.
O governo de Juscelino Kubitscheck é lembrado como de grande desenvolvimento, incentivando o progresso econômico por meio da industrialização. Realizou 50 anos de progresso em apenas 5 anos de governo, o famoso “50 em 5”. Seu mandato foi marcado por grande calmaria política.
O Governo de Getúlio Vargas
O primeiro mandato
No ano de 1930, Getúlio Vargas liderava a revolução que viria a derrubar Washington Luís do poder e colocá-lo na cadeira da presidência da república, onde ele ficaria durante os próximos quinze anos sem nenhuma interrupção ou quebra de período. Podemos destacar com uma forte característica do seu governo, nessa primeira fase, o nacionalismo e o populismo, já que Getúlio era uma pessoa altamente popular, que buscava de todas as formas conquistar principalmente a classe trabalhadora, vendo que era muito importante para o seu governo ter o apoio dessas pessoas, que iriam contribuir de certa forma para que ele pudesse passar o maior tempo possível no poder.
Entre as várias atitudes destes seus quinze anos de mandato podem destacar as seguintes:
Em 1934 é promulgada a constituição sob seu governo;
No ano de 1937 é fechado o