Paralelo entre os governos getúlio vargas e juscelino kubitschek
Paralelo entre os governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, no que se refere às estratégias de desenvolvimento:
Com a crise mundial do capitalismo houve o enfraquecimento econômico dos cafeicultores e declínio da base política que sustentavam a Republica Velha. Após a revolução de 30 Getúlio Vargas assume o controle provisório do Estado, onde revelou-se cada vez mais centralizador e também preocupado com a questão social e interesse em defender as riquezas nacionais. Já Juscelino Kubistchek (JK) foi um entusiasta da modernidade e do progresso ambos contribuíram para atual base econômica do Brasil.
A economia na Era Vargas apresentou medidas consideradas intervencionista com politicas que buscavam estabilizar a cafeicultura, diversificar a produção agrícola e estimular o desenvolvimento industrial, como a elevação das taxas de importação e diminuição dos impostos sobre as indústrias, estimulando a produção e consumo de bens nacionais. Vargas criou a constituição de 34, onde instituiu e regulamentou algumas das seguintes disposições: Instituição do voto secreto, voto feminino, criação da justiça eleitoral, Ministério do trabalho e da educação, Universidade do Brasil, instituição do salário mínimo, Petrobrás dentre outros.
Após a Era Vargas JK chega a presidência com o lema fazer crescer “50 anos em 5”, para tanto lançou um plano de metas, programa que priorizava as obras de infraestrutura(energia, transporte) e o estímulo a industrialização, nesse contexto surgiram as principais realizações de seu governo como a construção de hidrelétricas, ampliação da produção de petróleo, implantação da indústria automobilística, construção de rodovias., de Brasília. Esse plano de metas trouxe grande contribuição na área de planejamento pois tinha cronograma rigoroso e acompanhamento sistemático, porém como dependia de recursos da União, do setor privado e de agências de crédito, e a iniciativa privada