Governo costa e silva
A Promessa do Governo era de restaurar o regime democrático, restabelecer a ordem jurídica e empreender as indispensáveis reformas de nossa estrutura sócio-econômica. Coloca nas mão destes militares todos os setores diretamente ligados à execução política do desenvolvimento. Essa equipe governamental procura elaborar uma política econômica que responda a curto prazo.
Delfim Neto reduz as taxas de juros. Os trabalhadores exigem total liberdade sindical, anistia e abolição dos decreto-leis do antigo governo. A nível político o governo enfrenta opisição crescente do Congresso Nacional, dos setores ligados á frente Ampla e de algumas alas militares (como o Supremo Tribunal Militar ) .
Pressionado por todos os lados, Costa e Silva tenta uma aliançacom a média oficialidade, mantém-se contra os projetos liberais da ESG e abdica de suas propostas de abertura do regime, respondendo a todas as oposições.
Arena e MDB
Em 1967, tanto a Arena como o MDB, ainda sem base social definida evivendo de favores oficiais, procuraram estabelecer suas linhas de atuação. Há grande esperanças nas promessas do novo presidente: muitos acham que o poder legislativo será reforçado. Mas, poucos meses depois de empossado o mal. Costa e Silva, os dois partidos começam a ter atritos com o novo Governo, devido à utilização indiscriminada que o presidente faz dos decretos-leis.
O MDB que até aquele momento mantinha uma clara aproximaçãocom a Frente Ampla, começa a dividir-se ;em outubro, o MDB, cedendo às pressões militares e do Governo, declara que, embora vejacom bons olhos os esforços pela democratização, não está em condições de apoiar a Frente Ampla. E a Arena, preocupada com o fortalecimento da Frente Ampla e com a deterioração de sua imagem diante da opinião pública apresenta ao Executivo uma plataforma de reivindicações :eleições diretas; retorno à pluralidade partidária; abolição das leis sobre a segurança nacional e uma política econômica mais aberta ao plano salarial.