Governança pilares
RA 1713102765
Na última reunião do Conselho de Administração da Empresa Alfa X S.A, foi comentado que os acionistas minoritários estavam alegando que o tratamento dado a eles era diferente do tratamento dado aos acionistas controladores.
Essa prática vem de encontro aos preceitos estabelecidos por algum dos Pilares da Governança Corporativa? Em caso afirmativo, qual é esse Pilar e por que seria importante seguir os preceitos nele estabelecidos.
R: É negativo, pois oque representa o Pilar referente a essa questão é em primeiro lugar a equidade que se caracteriza pelo tratamento justo e igualitário de todos do grupo, seja do capital ou das demais áreas relacionadas. É que haja um alinhamento de interesses entre controladores, minoritários e administradores.
Os quatro pilares das boas práticas de governança corporativa - Equidade, Prestação de Contas, Transparência e Sustentabilidade Corporativa - são assuntos obrigatórios e de grande atenção dos gestores de uma entidade, sejam eles do conselho ou da diretoria executiva, gerentes ou outros profissionais. Essa atenção é de uma importância cada vez maior, pois valoriza uma entidade. Essa valorização é um elemento central na decisão de participantes nos fundos de pensão, assim como é para os investidores no mercado de ações. A razão disso é que as empresas que praticam Governança Corporativa dispõem de maior segurança para os acionistas. Pode ser encontradas também como transparência, responsabilidade, independência e prestação de contas. Assegurar uma profissional, proporcionar um crescimento sustentável com visão de longo prazo e proteger os interesses dos investidores e stakeholders. O tratamento deve ser com equidade e transparecia. Os acionistas devem ser informados sobre assuntos importantes e relevantes para a Empresa. O quadro conceitual deve ser claramente compreendido por