Governança Corporativa
A Governança Corporativa se preocupa com o crescimento e perpetuação da existência da empresa.
Ela pode ser entendida como um modelo ou sistema de gestão pelo qual as sociedades organizacionais são dirigidas e controladas.
Para perpetuar e realizar o crescimento da empresa é preciso desenvolver produtos e serviços para satisfação total dos clientes estabelecendo melhora continua , para isso são usados processos fundamentais como planejamento, organização, direção e controle.
A Governança envolve falar de estruturas, lucro, lucratividade, etc...
Lucro e lucratividade são dois indicadores financeiros fundamentais para o investidor.
Dentro de uma empresa são encontrados 3 níveis de hierarquia, o nível estratégico que QUER, o nível tático que decide COMO e o nível operacional que FAZ acontecer.
A eficiência e o sistema trabalham lado a lado.Eficiência é a relação ou divisão entre resultado obtido e esforço, sistema é um conjunto de partes que trabalhando de forma interdependente, contribuem para um mesmo objetivo.
A administração precisa governar a empresa garantindo que todos os recursos utilizados sejam para obter os melhores resultados com eficiência e que o negócio não seja afetado negativamente.
Com o passar dos anos á governança foi ganhando espaço, a partir da década de 90 a sociedade organizacional considerou necessário implantar um sistema de gestão interno e leis regulatórias, em 1990 ocorreu a ampliação dos poderes do Conselho de Administração, globalização da economia e relações transnacionais.
Em 1995 houve a criação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa o IBGC.
Em 1999 foi lançado o Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança.
Nos anos de 2001 e 2002 foram aprovadas e assinadas as seguintes leis, Lei das Sociedades Anônimas e Lei SOX.
Pensando em Gerência estratégica surge a palavra STAKEHOLDER, que significa qualquer parte interessada na empresa, seja esse interessado pessoa