Governança Corporativa
Coaching é um programa que visa aumentar o desempenho do indivíduo, grupo ou empresa ampliando os resultados positivos com uma metodologia e técnicas específicas. Esse conjunto de conhecimentos e técnicas facilitadoras do processo de autoconhecimento, possibilitando que as pessoas conheçam seus potenciais e crenças limitadoras para que possam expandir sua performance pessoal.
O principal foco do coach (profissional que conduz o cliente) durante o programa de coaching (processo de desenvolvimento) é liberar o potencial do indivíduo para que maximize seu desempenho e faça o que antes acreditava ser impossível.
O foco é determinado pelo Coachee (cliente) e desenvolvido como uma meta de trabalho com um tempo determinado, para obter a excelência no seu objetivo. A diferença entre o líder que passou pelo programa e o líder convencional é que o primeiro possui ferramentas e técnicas para dirimir problemas pessoais, do grupo de colaboradores e da organização. Os princípios que norteiam as atitudes do Coach são claras e objetivas, vindas ao encontro da ética e da comunicação mais assertiva.
O problema que percebo nas organizações, está na falta de formação de lideranças. Após serem escolhidos ou apontados como tal e chamados de líderes são colocados para realizar um trabalho na qual nem sempre tem suporte ou conhecimento para gerenciar uma equipe, mas principalmente: não são treinados para lidar com problemas buscando soluções.
As ferramentas e técnicas desenvolvidas pelo programa de Coaching trazem possibilidades práticas para lidar com o que ocorre no ambiente de trabalho. Há realmente uma preparação efetiva, eficaz e que busca que as pessoas possam dar o seu melhor.
Nem todas as pessoas estão dispostas a enfrentar e/ou conhecer suas barreiras, por motivos muitas vezes inconscientes. O convite do Coach é ultrapassar limites, mas para isso é necessário buscar um aprendizado sobre si mesmo. Há