Governança corporativa
Resumo: Os grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações nos EUA que causaram prejuízos incomensuráveis ao mercado, despertaram a atenção da sociedade em geral para a relevância do estudo da governança corporativa. A solução para o conflito de agência e o aprimoramento dos mecanismos de gestão estão no cerne do debate sobre o tema. No Brasil, a discussão é mais recente. No país, ainda predomina a gestão familiar e pouco profissionalizada. O objetivo deste artigo é analisar as teorias e a evolução da governança corporativa aplicados na gestão de uma holding brasileira - O Grupo Orsa – visando identificar os benefícios advindos das boas práticas de governança corporativa para a gestão das empresas e para a sociedade como um todo.
Palavras-Chave: Governança Corporativa, Eficiência na Gestão, Proteção aos Investidores.
Nos últimos meses, o tema governança corporativa ganhou notoriedade mundial. Os grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações nos EUA que causaram prejuízos incomensuráveis ao mercado, despertaram a atenção da sociedade em geral para a relevância deste assunto.
A governança corporativa está relacionada à gestão de uma organização, sua relação com os acionistas (shareholders) e demais partes interessadas (stakeholders): clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entre outros. Sua essência está baseada em mecanismos de solução para o conflito de agência, decorrente da assimetria informacional e conflito de interesses entre as partes envolvidas.
O movimento pela governança corporativa teve seu início em meados da década de 80 nos EUA. Os grandes investidores institucionais passaram a se mobilizar contra algumas corporações que eram administradas de maneira irregular, em detrimento aos acionistas. Esse movimento foi se expandindo pelo mundo, chegando à Inglaterra, inicialmente, e depois se estendendo pelo resto da