Governança corporativa
1) DEFINA O QUE É GOVERNANÇA CORPORATIVA.
Governança corporativa são processos, leis, políticas, costumes e instituições que são adotados na administração de uma organização. Inclui também, as relações entre os interessados e os objetivos para os quais é governada a corporação. Nas grandes corporações, as partes são formadas por acionistas (parte externas) e conselho de administração, executivos e demais empregados (parte interna).
A governança corporativa tem como objetivo garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para seus acionistas através de mecanismos de incentivo e controle a fim de assegurar que as práticas adotadas estejam em acordo com os interesses dos acionistas, bem como as decisões tomadas, em linha com os objetivos da organização.
A governança corporativa eficiente contribui para o bom desenvolvimento econômico da empresa, proporcionando-lhe melhorias no desempenho e evitando fracassos empresariais.
2) EXPLIQUE OS CRITÉRIOS ADOTADOS PARA GOVERNANÇA CORPORATIVA APLICADA NA BM &F BOVESPA.
NOVO MERCADO
NÍVEL 1
NÍVEL 2
NOVO MERCADO:
Para as empresas do Novo Mercado, o Sistema BM&F Bovespa adota os seguintes critérios:
A empresa deve emitir exclusivamente ações ordinárias – ON;
Neste caso, todas as ações emitidas são de direito ao voto para o acionista;
Em caso de venda do controle acionário, o comprador estenderá a oferta de compra a todos os demais acionistas, assegurando-se o mesmo tratamento dado ao controlador vendedor;
Este critério garante que no caso de venda do controle, todos os acionistas minoritários têm o direito de vender suas ações pelo preço ofertado.
Em caso de fechamento de capital ou cancelamento do contrato do Novo Mercado, o controlador ou a companhia, conforme o caso, fará uma oferta pública de aquisição das ações em circulação, tendo por base, no mínimo, o valor econômico da companhia determinado por empresa especializada. A empresa especializada