Governança Corporativa
1. Introdução
No artigo apresentado pode-se ver que a governança corporativa tanto no setor público como no setor privado seguem os mesmos princípios básicos, sendo eles: transparência, igualdade, cumprimento das leis, prestação de contas e conduta ética.
Segundo Bhatta, a governança trata da aquisição e distribuição de poder na sociedade, enquanto a governança corporativa diz respeito à forma como as corporações são administradas. Desse modo, a governança corporativa é de certa forma uma ação a ser seguida pelo setor público, ou seja, a governança corporativa exige princípios a serem seguidos e a partir desses princípios que nascem as instituições que prestaram serviços a sociedade. Para se organizar e gerar as leis e condutas e serem seguidas pelas organizações que se foi criado o código de conduta da IBGC. A IBGC trata-se de uma instituição que assegura as boas práticas da governança corporativa e é de grande importância para as instituições e principalmente para os cidadãos brasileiros.
A boa governança assume uma responsabilidade cada vez maior e é caracterizada pela boa liderança, compromisso e principalmente transparência com seus projetos.
2. Conceito
A governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. É uma área de estudo com múltiplas abordagens. Uma das principais preocupações é garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever pertencente.
3. Gestão governamental
Uns dos maiores exemplos da atualidade sobre gestão governamental é o citado no artigo “A governança corporativa aplicada no setor público brasileiro”, que trata sobre o planejamento de maior visibilidade e facilidade de informações sobre os