Governança Corporativa
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANTHONY TONELLO
SUZANA COMIN MONTI
GOVERNANÇA CORPORATIVA
ERECHIM
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 GOVERNANÇA CORPORATIVA 4
1.1 CONCEITOS BÁSICOS 4
1.2 HISTÓRIA E EVOLUÇÃO 6
1.3 GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL 7
1.4 GOVERNANÇA CORPORATIVA NA CONTABILIDADE 8
2 CONCEITOS SIMPLIFICADOS 9
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
5 ANEXO 12
INTRODUÇÃO
A Governança Corporativa é um assunto relativamente novo, tendo surgido em meados da década de 80, nos Estados Unidos. Atualmente, o tema tem sido objeto de discussões em vários países, principalmente entre os profissionais do mercado financeiro.
O principal foco de tais discussões é o mercado de capitais, o que transmite a falsa ideia de que apenas as empresas de capital aberto devem utilizar de um modelo de governança transparente e que facilite a relação entre a empresa e os grupos interessados, chamados stakeholders.
Porém, a abrangência do tema é muito maior, sendo a Governança Corporativa um conjunto de instrumentos responsáveis por estabelecer e facilitar as relações entre os gestores, colaboradores, investidores, financiadores, clientes, credores e a sociedade, em empresas de qualquer natureza jurídica.
O presente estudo visa colaborar para a divulgação da abrangência e importância do assunto para a inserção das empresas no mercado globalizado e o desenvolvimento da economia.
1 GOVERNANÇA CORPORATIVA
1.1 CONCEITOS BÁSICOS
A governança corporativa é um meio de gestão com ampla abrangência, podendo ser aplicado em empresas de todos os setores. Existem várias definições para o termo, como a do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), que a conceitua como “um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas ou cotistas, conselho de administração,