Governança corporativa
4- Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.”
13-É um segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem, voluntariamente, com a adoção de práticas de Governança Corporativa e Disclosure adicionais em relação ao que é exigido pela legislação. A entrada de uma empresa no NOVO MERCADO significa a adesão a um conjunto de regras societárias, genericamente chamadas de “boas práticas de Governança Corporativa”, mais rígidas do que as regras presentes na legislação brasileira.
A principal inovação do NOVO MERCADO, em relação à legislação, é a proibição de emissão de ações preferenciais - PN.
1-o IBGC promove palestras, fórum de debates e acadêmicos, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e materiais. O Instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente por meio de quatro Capítulos: MG, Paraná, Rio e Sul. As atividades têm por objetivo disseminar o conceito de Governança e incentivar o melhor desempenho das organizações.
2-Não. Atualmente é considerado Centro de Excelência em Governança Corporativa para a América Latina, Caribe e a África Lusófona, título conferido pelo Fórum Global de Governança Corporativa (GCGF, em inglês). Ainda no âmbito internacional, o IBGC hospeda, entre 2011 e 2012, as atividades da GRI (Global Reporting Initiative) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações.
3-
7- Além da aceitação dos investidores que passam a confiar cada vez mais nas companhias que são alvos de