Governança corporativa
Adriana Oliveira Viana Silva
Luciano Fernandes Novaes
Resumo
Este artigo irá mostrar a importância da Governança Corporativa no ambiente organizacional. O artigo dará ênfase a Gestão de risco dentro da governança, procurando mostrar todas as etapas que englobam esse tipo de gestão e os tipos de riscos que podem ser identificados.
Palavras chave: Artigo. Governança Corporativa. Gestão. Risco.
1. Governança Corporativa
A governança corporativa estuda as melhores praticas administrativas para as empresas, e mostra a importância de se ter um sistema adequado de controle interno e externo. A Governança corporativa é uma expressão que indica assuntos relativos ao poder, controle e direção de uma organização, permitindo aos acionistas o total monitoramento da direção executiva, e possui como principal objetivo o aumento do valor relacionado à sociedade e a facilitação de acesso ao capital. Com a governança corporativa pode-se observar, um ambiente controlado, com equilíbrio de poder, transparência de informações e a interação entre todos os stakeholders.
Nos modelos de governança corporativa, podem ser observados altos índices de eficiência, desde que sejam cumpridos os critérios apropriados e compatíveis com a cultura local. O instituto brasileiro de governança corporativa explica as boas praticas da governança em seu código brasileiro das melhores praticas, mostrando-as em quatro vertentes: prestação de contas, transparência, equidade e a responsabilidade corporativa na conformidade com as regras (compliance). O IBGC define três ferramentas de governança, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a Auditoria Independente.
2. Gestão de Riscos na Governança Corporativa
Na Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos do IBGC, o risco é definido como o conjunto de eventos, externos e internos, que podem impactar os objetivos estratégicos da organização e que o acompanhamento,