Governança corporativa
No site http://www.acionista.com.br/governanca/empresas.htm são citadas empresas exemplos de governança corporativa. Utilizei o exemplo de duas grandes instituições financeiras do país.
Bradesco e Itaú são exemplos de governança corporativa e possuem em seus sites http://www.bradescori.com.br/ e http://ww13.itau.com.br/portalri respectivamente as informações sobre o relacionamento com seus investidores, apresentando de forma clara e coesa seus regulamentos e praticas para a transparência do processo de governança corporativa.
Abaixo algumas características relevantes entre o texto apresentado em aula e as políticas das duas instituições pesquisadas:
ITAÚ BRADESCO
Equidade de tratamento junto ao público diverso. Os comitês (Estratégia; Nomeação e Governança Corporativa; de Pessoas; Gestão do Risco e de Capital; Remuneração e Auditoria) mantêm relação com o Conselho de Administração e têm seus membros eleitos ou indicados por esse órgão, objetivando criar condições para o tratamento uniforme e sistematizado de assuntos de relevância estratégica e de controle do Itaú Unibanco. O Conselho de Administração e os Comitês atuam como órgãos colegiados, com busca de consenso por intermédio do diálogo e da visão sistêmica que caracterizam a gestão do Itaú Unibanco. Respeitar os direitos de todos os acionistas, investidores e demais Stakeholders, com tratamento justo e igualitário a todos, não praticando, sob qualquer hipótese, atitudes ou políticas discriminatórias; e
Manter elevados padrões de gerenciamento de recursos humanos, respeitando todos os normativos pertinentes, legais ou administrativos, valorizando o funcionalismo e combatendo a discriminação sob qualquer forma.
Melhor integração com a comunidade, o mercado e os governos, bem como com outros públicos da empresa. O website de Relações com Investidores (RI) desempenha papel relevante na governança corporativa do Itaú Unibanco, estabelecendo de forma dinâmica e