Governança corporativa
Foi criada para as empresas ter mais seguridade do que era previsto na legislação. Com a adesão de um conjunto de regras societárias mais rigídas foi um bom começo para incentivar os investimentos em ações no Brasil.
Com o surgimento do Novo Mercado e os seus níveis ouve uma inovação no mercado de capitais, a governança corporativa surgiu também da necessidade do crescimento do mercado das empresas em ter mais competitividade e , arrecadar mais fundos e fontes de investimentos para os países em desevolvimento e os emergentes. Diferentemente do que ocorreu nos Estados Unidos, com a Lei SOX, no inicio de 2002 no Brasil, a Bovespa definiu que a governança corporativa, é uma necessidade do próprio mercado com muita iniciativa e inovação da importancia que é o mercado de ações e a economia.sistema ou um conjunto de processos , costumes, politicas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada e controlada. As sociedades dsão dirigidas e monitoradas , envolvendo os acionistas e os cotistas , conselho de administração, diretoria, auditoria independente e o conselho fiscal.
Oito caracteristicas de "boa governança":
1.participação; 2.estado de direito; 3.transparência; 4.responsabilidade; 5.orientação por consenso; 6.igualdade e inclusividade; 7.efetividade e eficiência; 8.prestação de contas.
Em dezembro de 2000 a Bolsa lançou segmentos especiais de listagem das empresas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar um ambiente de negociação que estimulasse o interesse dos investidores e a valorização das companhias. Assim, foram criados os niveis diferenciados de governança corporativa.
Os segmentos especiais de listagem foram criados há mais de 10 anos, no momento em que se acharam melhor, para desenvolver o mercado de capitais do Brasil, era preciso ter segmentos adequados aos diferentes perfis de empresas.
Todos os segmentos prezam por rígidas regras de governança corporativa. Essas