Previdencia
Dissertação sobre Envelhecimento Populacional
O Envelhecimento Populacional é um fato já presente em quase todos os países da Europa e em outros países mundiais. A drástica redução da taxa de fecundidade em virtude da participação feminina na entrada do mercado de trabalho, a decisão tardia da mulher em ter filhos tem levado ao crescimento da população de idosos com relação à população em idade ativa. A População atual da Itália já é composta basicamente de idosos, a mesma tendência observa-se para Portugal.
No Brasil o processo de envelhecimento populacional não é tão diferente. Analisando a evolução da Pirâmide Etária desde 1970, observa-se que a partir da década começou a haver uma queda da taxa de natalidade, pela nítida diminuição de crianças na faixa de 0 a 5 anos. Em 1970, a taxa de fecundidade estava em torno de 3,1, passando para 2,5 em 1980 e hoje se encontra abaixo do nível de 1 filho/ por mulher. Apesar dos incentivos por parte do governo federal em incentivar o aumento da taxa de natalidade através do programa Bolsa Família e auxílio maternidade para 6 meses, ainda não lograram êxito neste âmbito.
Ações semelhantes têm sido feitas em países da Europa, como auxílio paternidade por mais de 1 ano e com recebimento salarial na Suécia para aumento da taxa de natalidade. Em algumas cidades da Alemanha que apresentam baixíssimas taxas de natalidade, a expansão de creches infantis tem sido adotada para o incentivo da natalidade. Resultados expressivos têm sido encontrados, no entanto ainda não é suficiente para o aumento da taxa de