Governança contemporanea
TEMAS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
POLO:
SERAFINA CORRÊA
ALUNO:
GILMAR PIEREZAN
MATRICULA:
108001417
TEMA:
A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CONTEMPORANEA
TÍTULO:
GOVERNANÇA CONTEMPORANEA
OBJETIVO:
Apresentar os mecanismos de governança corporativa e como eles auxiliam no aprimoramento da gestão e na relação com as demais partes interessadas.
JUSTIFICATIVA:
A importância da governança corporativa não se concentra apenas em disciplinar as relações entre as diversas áreas de uma organização ou com partes externas. A implantação das boas práticas de governança corporativa possibilita uma gestão mais profissionalizada e transparente, diminuindo a assimetria informacional, minorando o problema de agência, procurando convergir os interesse de todas as partes relacionadas buscando maximizar as criações de valores nas empresas.
INTRODUÇÃO:
Atualmente, em grande parte das organizações, a propriedade está separada da gestão. Assim, o controlador (principal) nomeia uma diretoria profissional (agente) para gerir a firma. Este modelo de gestão acaba por criar uma assimetria informacional entre as partes, o gestor possui informações que o proprietário não. Como na maioria das vezes os interesses das partes são distintos, existe a possibilidade de uma ação oportunista por parte do administrador, configurando o chamado conflito de agência. A prática dos princípios de transparência, equidade e responsabilidade pelos resultados perante os fundadores, sócios e herdeiros ajudam a evitar conseqüências desagradáveis geradas por muitos conflitos típicos de empresas familiares ao longo do tempo. Estima-se que cerca de mais de 80% das empresas enfrentam problemas dessa natureza atualmente.
DESENVOLVIMENTO:
Diversos estudos empíricos vêm sendo publicados sistematicamente em vários países atestando a importância e tentando quantificar o valor da governança corporativa. Um dos estudos mais conhecidos sobre o valor da governança corporativa foi conduzido pela McKinsey