gov corporativa
Os fundamentos da Governança Corporativa
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
Atividade 1
GABARITO
1. ( F ) O “Crash” da bolsa em 1929 impactou as economias e mudou o modo de pensar das grandes empresas sobre a necessidade de governança. Não. Historicamente nessa época a preocupação com governança inexistia.
2. ( V ) Ações concretas na direção de regras de governança só acontecem a partir de 1998. A partir da concretização dos trabalhos da OCDE.
3. ( F ) “Stakeholders” são os acionistas. Define-se stakeholders como partes interessadas.
4. ( F ) “Shareholders” são os funcionários, clientes internos e fornecedores. Sareholders são os acionistas
5. ( V ) A bolha da NASDAQ, a quebra fraudulenta da Enron, “Bug” do milênio podem ser considerados como eventos de impacto global que contribuiram para que houvesse um movimento em favor das regras de governanças corporativa.
São eventos que levaram governos e instituições em direção a adoção de regras de governança
6. ( V ) No conflito de agência considera-se o “principal” como o propritério da organização e o agente como o presidente ou “CEO”. As definições estão corretas.
7. ( V ) A boa governança tem origem no conflito de agência como uma forma de evita-lo e administra-lo. Sim. Se os conflitos podem ser minimizados e administrados o risco diminue
8. ( V ) A governança sempre busca a transparencia a prestação de contas e a independência. Sim essas são as bases da boa governança corporativa.
9. ( V ) A lei Sarbanes-Oxley pode ser considerada como um marco no esforço pela adoção de regras de governança dentro das organizações. Sim e analogamente outros países adotara dispositivos legais similares num esforço de combate às fraudes e à corru~ção
10. ( V ) Os princípios de governança da OCDE podem ser considerados como universais e devem ser adaptados as realidades macro-economicas, jurídicas e culturais de cada país Os princípios da OCDE são universais e adaptáveis às
realidades