gov corporativa
Mogi das Cruzes
Setembro/2014
Introdução
A Governança Corporativa é um sistema que possui por finalidade criar um conjunto eficiente de mecanismos para dirigir, monitorar e incentivar as organizações, onde é transferido o poder de decisão do proprietário (acionista) para um agente especializado (executivo), nessa situação pode surgir algum tipo de conflito onde a Governança procura superar.
A maior preocupação para consolidar as práticas de Governança Corporativa no inicio era o crescimento da empresa e o acesso ao seu capital, transparências nas ações e ética.
A Governança Corporativa no Brasil começa a ter necessidade à medida que a empresa cresce e novos sócios passam a fazer parte da sociedade, pois envolve diversos interesses e como conseqüência gera maiores conflitos, necessitando de um agente especializado para tomar as decisões corretas direcionando a sociedade para maiores lucros.
Sem o auxilio de um agente especializado as empresas podem sofrer diversos prejuízos, fracassos nas sociedades, erros estratégicos e fraudes.
Nesse trabalho será estudada a história da Governança Corporativa no Brasil, como se encontra atualmente e quais os pontos importantes a serem observados.
Com o sistema de Governança Corporativa é possível manter uma sociedade duradora e com crescimento no valor de seu capital.
Governança Corporativa
O despertar da governança corporativa se deu ao oportunismo de gestores de grandes companhias devido à ausência de acionistas, deixando que majoritários prevalecesse suas coordenadas diante de minoritários, criando oportunidades de ganhos que não eram transparentes. Sendo esta uma das oportunidades para uma governança mais estruturada. Estas não foram às únicas razoes pelo qual se deu o despertar da governança corporativa, em meados dos anos 80, e mais fortemente na última década do século, dois diferentes conjuntos de fatores que levaram as companhias