Governança Corporativa
Artigo 2 – ética corporativa, “tag along”, intro conselho de administração.
Case 1 – Anti-inflamatório proibido
Pelo princípio da ética, o produto deve ser retirado de circulação e não deve ser comercializado seguindo as recomendações do órgão regulador americano.
Em outros países que possuem regulação menos rigorosa que a americana, o produto pode ser comercializado. Desde que sejam tomadas as devidas providências como a alteração da bula e a restrição à pacientes mais sensíveis ao anti-inflamatório, por exemplo.
Case 2 – Entrevista de emprego diferente
A sonegação fiscal é um ato ilícito prescrito em lei, que além de multa prevista, enquadra-se também como crime diante do direito penal. Sendo por este também passível de punição.
Pelo princípio da ética, o ideal à se propor no caso de aceitação da proposta de emprego, é a atuação direta no planejamento tributário e verificar a viabilidade de atuar dentro da lei para recuperar ou redirecionar a forma de atuação da empresa.
Mod3_Art1 – Mitos da Governança Corporativa
Mod3_Art2 – Obediência cega, Teoria da agencia, comportamento psicológico de massa
Mod3_Art3 – Board Interlocking
Mod3_Art4 – Brasil líder de emergentes em Gov. Corporativa
Mod3_Art5 – Liderança, responsabilidade do Conselho de Administração em definir as competências e responsabilidades dos órgão societários.
Mod3_Art6 – Casos e exemplos dos principais erros na Gov. Corporativa
Mod3_Art7 – GC em empresas familiares
Mod3_Art8 – Emrpesas mistas de capital aberto, Estatais
Mod3_Art9 – Insider trading, utilização de informações privilegiadas
Mod3_Case1 – CCR: As boas práticas de governança corporativa asseguraram, de forma muito clara, o equilíbrio na gestão de interesses de todos os investidores. Isto assegura uma boa gestão das atividades desenvolvidas pela empresa, baseada nos interesses das partes, a divisão justa de seus resultados e o aumento da credibilidade da empresa por sua transparência nos