Gorge amado
Em 1924, o menino fugiu do internato e passou dois meses percorrendo o sertão baiano. Viajou até Itaporanga, em Sergipe, onde morava seu avô paterno, José Amado. Seu tio Álvaro, uma das figuras mais importantes de sua infância.
Em 1930, na cidade do Rio de Janeiro, começou a estudar direito e a lançar romances. As obras eram marcadas pelo realismo socialista: se passavam nas plantações de cacau do sul da Bahia ou na cidade de Salvador e mostravam os conflitos e as injustiças sociais.
Aos catorze anos, Jorge Amado conseguiu seu primeiro emprego: repórter policial no Diário da Bahia. Nessa época freqüentava “casas de raparigas”, botecos, feiras e costumava sair com os pescadores em seus saveiros.
Em 1944, Jorge Amado separou-se de Matilde, após onze anos de casamento.
no Congresso Brasileiro de Escritores ele conheceu Zélia Gattai. A escritora se tornaria o grande amor de sua vida. Em 1947, nasceu o primeiro filho do casal, João Jorge. Quando o menino completou um ano, recebeu de presente do pai o texto O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá ,Com Zélia, Jorge Amado teve também a filha Paloma, nascida em 1951, na Tchecoslováquia. Jorge e Zélia oficializaram a união apenas em 1978, quando já eram avós. Em 1945, Jorge Amado foi eleito deputado federal pelo PCB para a Assembléia Constituinte. Obra
A primeira obra publicada por Jorge Amado foi a novela Lenita(1929), escrita em co-autoria com Edison Carneiro e Dias da Costa.
aos dezoito anos, lançou seu primeiro livro, O país do Carnaval, publicado pelo editor Augusto Frederico Schmidt. O romance é considerado sua verdadeira estréia literária
A região cacaueira seria um dos cenários preferidos do autor,