Gorduras trans
Utilização
As gorduras Trans. são formadas durante um processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente, são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a curva de validade dos alimentos, além da crocancia e sabor destes alimentos.
Malefícios a saúde
O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans. pode causar: Aumento do colesterol total e ainda do colesterol - LDL-colesterol. Redução dos níveis de colesterol - HDL-colesterol.
É importante lembrar que não há informação disponível que mostre benefícios à saúde a partir do consumo de gordura trans.
Alimentos ricos em gordura trans. A maior parte dos alimentos industrializados - como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.
Controle de quantidade de Trans.
Os valores aceitáveis máximo de 0,2g (diária) de gorduras trans. por porção; e - máximo de 2g de gorduras saturadas por porção (diária). Os termos permitidos para fazer este claim são: “não contém...”, “livre...”, “zero...”, “sem...”, “isento de...” ou outros termos permitidos para o atributo “Não contém” da Portaria SVS nº 27/98. Não podem ser utilizados outros atributos para gordura trans.
Com a leitura dos rótulos dos alimentos, nos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as