Gorduras cis e trans
As gorduras trans, geralmente contidas nos produtos industrializados como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote e biscoitos servem, tanto para melhorar a consistência de alguns alimentos como também para prolongar a validade deles nas prateleiras dos supermercados. É a gordura vegetal hidrogenada. O consumo excessivo desses tipos de alimentos pode provocar danos à saúde, já que reduzem os níveis de colesterol bom (HDL) e aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL), contribuindo para o aparecimento de placa de gordura em veias e artérias (arterioescleroma).
Já as gorduras cis são um tipo de gordura que o organismo absorve e aproveita. São encontradas nas gorduras de origem vegetal, porém, quando elas reagem com o oxigênio, transformam-se em gordura saturada. Quando os lipídeos são conservados de maneira inadequada, as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados podem formar radicais livres. Estes reagem com o oxigênio do ar (oxidação) e formam produtos que alteram as características dos lipídeos. Essa gordura é chamada cis porque vem de ácidos graxos insaturados e são comumente encontradas em gorduras vegetais.
Composição Química das Gorduras
As gorduras saturadas são triacilgliceróis formados a partir de ácidos graxos saturados, já as gorduras trans apresentam, em sua composição, ácidos graxos insaturados trans. Qual a diferença entre gorduras saturadas e gorduras trans?
A fim de reverter o quadro de aumento do excesso de peso e da obesidade entre jovens de 5 a 19 anos, o Governo Federal vem promovendo medidas voltadas à promoção da alimentação saudável no Brasil. Entre essas medidas, destacam-se a alimentação que é dada nas cantinas escolares e os hábitos alimentares desses jovens, que estão acostumados a consumir alimentos industrializados com muita gordura.
No portal da Secretaria da Saúde mostra que da população de 10 a 19 anos no Brasil, 34% consome alimentos com elevado teor de gordura, o que