Goncalves filho
Universidade Anhanguera Uniderp/Niterói-RJ
SERVIÇO SOCIAL
SOCIOLOGIA
Atividade Complementar
Data da Entrega: 26/11/2012
Niterói-RJ
Relatório 1
Tanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto a Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia estabelecem direitos e deveres dos cidadãos na sociedade. Um dos principais pontos em comum entre elas é a questão da liberdade de todos perante a lei, e de que todas as pessoas são livres e iguais perante a sociedade. Mas também existem alguns pontos que diferem uma da outra, como por exemplo, enquanto a Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia dá direito a privilégios nos serviços públicos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que toda pessoa tem igual direito do acesso ao serviço publico do seu país. É o que diz no artigo IV da Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia: “Que nenhum homem ou grupo de homens tem direito a receber emolumentos ou privilégios exclusivos ou especiais da comunidade, senão apenas relativamente a serviços públicos prestados”. Enquanto no artigo XXI da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que “Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
As duas declarações reconhecem o dever do estado de garantir os direitos humanos, além de estabelecer regras de condutas com direitos e deveres para garantir a estabilidade e a continuidade das relações sociais dentro da sociedade. Porem se diferenciam ao estabelecer as formas de governo, onde a Declaração Universal dos Direitos Humanos determina que o governo deva ser eleito através de voto secreto, em eleição periódica, enquanto a Declaração de Direitos do Povo de Virginia diz que o governo deve ser instituído, pois essa é a melhor forma de governo.
Outro ponto comum nas duas declarações é a solidariedade social estudada por Émile Durkheim. Ambas as declarações visam o bem estar social entre os membros de uma sociedade. Na