golpe militar de 1964
Capitalismo e Socialismos
O golpe militar de 64 ou intervenção militar como também é chamado, teve como justificativa inicial e principal a necessidade militar de se evitar que, o até então presidente João Goulart desse inicio a uma reforma comunista.
Com um forte apoio dos Estados unidos, os militares deram então inicio aos planos de tomar o comando do país com ajuda de políticos, civis e religiosos. Assim instalando a ditadura militar no Brasil, período que durou 21 anos.
O maior interesse dos Estados Unidos em tirar Goulart do poder era o medo de que o Brasil fizesse parte do movimento socialista, dando força ao mesmo e se pondo contra ao sistema capitalista adotado e imposto pelos norte-americanos.
O mundo em que vivemos hoje é praticamente dominado pelo capitalismo que tem como objetivo principal o aumento dos lucros, produção e riquezas, explorando a mão de obra, onde cada pessoa tem como pagamento uma pequena parte daquilo que produziu. Este sistema também da espaço aos que queiram introduzir no mercado o seu produto, incentivando a criação de novos empregos e empresas.
Mesmo com todo esse poder mundial ainda existem alguns países que se denominam socialistas. Tendo como ideal a padronização da classe social e econômica de seus cidadãos, o socialismo exige que o próprio governo tome conta de tudo o que é produzido e distribua igualmente entre todos.
Ambos os sistemas econômicos tem suas falhas que não são pequenas. O capitalismo com toda sua liberdade de produção e comercialização acaba não favorecendo a todos, criando diferenças sociais e econômicas, enriquecendo mais aqueles que já fazem parte da chamada burguesia e dando apenas a oportunidade de trabalhar para viver aos menos providos de dinheiro.
Já o socialismo por sua vez com o seu pensamento de sociedade perfeita e justa, acaba se tornando muito vulnerável, pois dependem totalmente de quem esteja no poder para que essa divisão de riquezas aconteça de forma justa,