a economia nos dias de hoje
Introdução……………………………………………………………………………………………………………………………… 1
Economia Portuguesa na Actualidade……………………………………………………………………………………. 2
Desemprego………………………………………………………………………………………………………………………….. 3
Aumento da imigração…………………………………………………………………………………………………………… 4
Divida Publica………………………………………………………………………………………………………………………… 5
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………………………… 6
Economia é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (factores de produção) escassos. Uma ciência necessária as empresas, pois através de seus recursos o administrador pode observar o mercado, o desenvolvimento da empresa e assim tomar as decisões de maneira correta.
Maximizar lucros, compreender a oferta no mercado, a sensibilidade das pessoas referente ao preço do produto, são alguns dos temas abordados neste trabalho que tem como objectivo principal aprender sobre diversas áreas da economia.
A pior crise económica, desde os anos 30, afectou fortemente a Europa. A economia daUE diminuiu cerca de 4 % em 2009, a produção industrial sofreu uma queda de cerca de 15 %, o desemprego cresceu 10%, querendo isto dizer que existem 23 milhões de desempregados actualmente na União Europeia.
A crescente despesa governamental de apoio à economia, juntamente com as reduzidas receitas fiscais, colocou as finanças públicas sob grande pressão. O fardo da dívida pública aumentou cercade 20% e demorará anos a ser pago. Os bancos permanecem cautelosos em relação aos empréstimos, por isso muitos empresários têm imensas dificuldades na obtenção de crédito.
Esta crise revelouigualmente os problemas económicos a longo prazo da UE. Os nossos exportadores têm de competir com a concorrência da China, Índia e de outras economias emergentes onde os custos são inferiores. Oenvelhecimento da nossa população significa que