Goldmann
No ínicio do texto ‘’Ciências Humanas e Filosofia: o que é Sociologia?’’ de Goldmann, diz-se que os fatos humanos nunca falam por si só, e sim revelam seus significados, quando suas questões são inspiradas por uma teoria filosófica de conjunto, ou seja, refere-se à existência da correlação entre a vida social e sua expressão na obra de escritores e filósofos, dita pelo autor como a ‘’correlação dos escritos com os acontecimentos sociais e políticos da época’’. Como por exemplo, o estudo do pensamento Pascaliano, que nos levou a distinguir dois períodos dos seus escritos através dos acontecimentos da época.
Mas podemos associar essa teoria à alguma filosofia?
A filosofia de Kant chamada Iluminismo, apresenta um de seus valores parecidos com o texto de Goldmann, cujo diz que ‘’o Iluminismo concebe o movimento da história no decorrer dos séculos como uma transformação ampla e profunda, no qual seu sentido é o progresso humano (melhorias qualitativas e quantitativas na condição de vida humana na Terra)’’, ou seja, ao passo que Goldmann diz que há uma correlação entre os escritos e os acontecimentos sociais e políticos da época, Kant diz que é preciso entender a história e seu movimento no decorrer dos séculos como um progresso, havendo uma correlação entre ambos.
Ao pensarmos na ‘’crise da razão’’, ocorrida no século XIX, voltamos ao texto de Goldmann, pois ela está correlacionada ao momento político vivenciado na época, e voltamos também à ideia do Iluminismo, pois nessa crise tornou-se evidente a presença dessa filosofia, que, no caso, estava em crise nesse momento da história. Ainda pensando na crise, entramos na ideia de ‘’positivismo e historicismo’’, cujas foram apontadas como alternativas para a mesma.
Para os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos; já os historicistas acreditam que ninguém está fora da história, estamos todos dentro