Goias velho
Antiga capital de Goiás é destaque nos roteiros de turismo histórico e cultural.
Pelo mundo
Vale a pena visitar Goiás, município também conhecido como Cidade de Goiás ou Goiás Velho, patrimônio histórico tombado pela Unesco. Foi capital do Estado de Goiás antes de Goiânia e possui muitas construções no estilo barroco. Além disso, oferece atrações culturais diversas, entre elas a casa e museu da escritora Cora Coralina, e muitos passeios para quem gosta de turismo de aventura.
Goiás foi fundada em 1726. Era chamada de Vila Boa (a atividade mineradora era a mais importante na região) e logo passou a ser a capital do estado. Com o fim da corrida do ouro e a transferência da capital, Goiás Velho deixou de ser importante econômica e politicamente e sua população foi reduzida. Mas restou ali muita história e importantes construções.
O lugar é lindo também naturalmente – Goiás Velho é cercada pela Serra Dourada, uma região de serras e matas cravejadas de cachoeiras e piscinas naturais. Quem gosta de caminhar pode fazer vários programas a pé. No meio do caminho há vários museus que valem uma visita, sem falar nas doceiras, com produtos típicos…
Casa de Cora Coralina
Um dos mais importantes monumentos da cidade, a Casa de Cora Coralina é a antiga morada da famosa poetisa. Hoje é um museu dedicado à vida e a obra da mais importante personalidade da cidade.
Vale visitar ainda o Museu das Bandeiras (com acervo de materiais utilizados no garimpo); o Palácio Conde dos Arcos (antiga sede do governo); o Mercado Municipal, com muitas curiosidades que ajudam a compreender a cultura local; a Igreja de Santa Bárbara; o Chafariz de Cauda (um dos cartões postais da cidade); a Igreja de São Francisco de Paula, a mais antiga da cidade; Museu de Artes Sacras; e o Espaço Cultural Goiandira do Couto, com pinturas da artista que melhor retratou Goiás.
Além disso, há muitas outras atrações: o Parque Estadual de Serra Dourada e a Cidade de Pedras também valem a