Análise financeira
No âmbito da unidade curricular de Finanças Empresariais, o trabalho proposto consiste na análise económica e financeira de uma empresa cotada na NYSE Euronext Lisboa, a entidade escolhida pelo presente grupo de trabalho de foi a Sumol+compal SA.
O estudo e análise da entidade Sumol+Compal SA, tem por base a recolha de dados constantes dos Relatórios Único de Gestão, Relatório do Governo da Sociedade e informação disponíveis em “ www.sumol+compal.pt “ referente aos períodos de 2010 a 2012 e outra informação de opinião disponível.
Para realização da análise financeira tivemos presente um conjunto de fatores quantitativos e qualitativos, com a finalidade auxiliar o decisor “Gestor” na otimização das suas opções em termos de decisão.
Para a elaboração do presente trabalho foi necessário recorrer a um conjunto de técnicas assimiladas ao longo das aulas, como parte integrante do programa da unidade curricular, por forma a podermos formar um correto juízo, sobre a situação económica e financeira de uma empresa, nomeadamente um conjunto de indicadores indispensáveis á sua performance económica e financeira, como são os indicadores de equilíbrio financeiro, crescimento, risco e rentabilidade. Indicadores estes que possuem diversas formas, sendo os mais comuns e usados aqueles assumem a forma de rácios. Sendo um que um rácio não mais do que, o quociente entre duas grandezas de extraídas, de demonstrações financeiras, comparáveis ao longo do tempo entre si e em relação ao exterior, nomeadamente em setores de atividade idênticos.
O trabalho de análise económica e financeira que se apresenta, segue ordem cronológica sugerida pelo docente da unidade curricular.
2. CARATERIZAÇÃO DA EMPRESA
A Sumol+Compal SA é uma empresa do grupo Refrigor SGPS, resultou da integração de duas entidades em 2009, Compal e Sumolis cada uma delas com mais de 50 anos de existência, recheada de história e de sucessos, detentoras de duas marcas