GOC
Aluno: Davi Henrique de Souza e Silva
RA: B84EGE-5
Turma: EC5X42
Sala: 216 D2
Turno: Noturno
9 de maio de
2015
Capítulo 8: Gestão da Qualidade e da sustentabilidade Ambiental da Obra Assim como nas demais indústrias, na indústria da construção civil a competitividade entre as empresas tem feito com que a busca de um diferencial competitivo faça parte do conjunto de diretrizes corporativas. E a melhoria de qualidade nos projetos, nos processos e nos produtos finais demonstra esse interesse por ocupar um espaço de destaque no mercado, chamando a atenção dos clientes para a conformidade e para a excelência nos produtos e serviços.
O Thomaz (2001), o gerenciamento da qualidade ocorre através da implantação de um sistema, q apresenta como principais objetivos os seguintes:
Regulamentar/ documentar;
Controlar de forma planejada e sistematizada as atividades de projeto;
Controlar de forma planejada e sistematizada as atividades de construção;
Melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços;
Aperfeiçoar as relações com os clientes.
O objetivo, no futuro é criar um ambiente de isonomia competitiva que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para redução do déficit habitacional no país atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.
1. Responsabilidade da alta administração.
Elaboração da política da Qualidade- É um documento elaborado pela alta administração da empresa, sintético, filosófico, que indica o compromisso da empresa com a qualidade.
2. Qualidade como satisfação total dos clientes esternos e internos.
Elaboração do ciclo da qualidade na empresa construtora – O ciclo da qualidade é um mapa onde são identificados:
Os segmentos da atuação da empresa (obras públicas, habitação popular, edificação prediais residências, incorporação).
Identificação das necessidades e exigências dos clientes em termos de qualidade, prazo, preços, condições de financiamento.
Identificação dos processos da