GOC.
Projeto com a Execução da Obra
Prof. Msc. Cristiane Yoko Pereira
Projeto
Define-se
como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas, realizado por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2004).
NBR
ISO 9000, o projeto pode ser definido como “Conjunto de processos que transformam requisitos em características especificas ou na especificação de um produto, processo ou sistema” (ABNT, 2000).
Quanto
maior o tempo dedicado na elaboração de cada fase do projeto, menores serão as falhas ou retrabalhos, diminuindo assim, o custo de produção do empreendimento.
Fabrício
(2002) assegura que o processo de projeto é a etapa mais estratégica do empreendimento com relação aos gastos de produção e a agregação de qualidade ao produto.
Definição – Compatibilização de
Projetos
Compatibilização
define-se como uma atividade de gerenciar e integrar projetos correlatos, visando ao perfeito ajuste entre os mesmos e conduzindo para a obtenção dos padrões de controle de qualidade total de determinada obra.
Compreende
a atividade de sobrepor os vários projetos e identificar as interferências, bem como programar reuniões, entre os diversos projetistas e a coordenação, com o objetivo de resolver interferências que tenham sido detectadas. Compatibilização de projetos Ainda
é prática comum em empresas de pequeno porte o desenvolvimento de projetos sem a utilização da compatibilização das disciplinas do projeto, gerando em consequência vários fatores negativos, tais como: má qualidade da edificação, maior índice de retrabalhos, alongamento do prazo de execução, acréscimo no custo da obra.
Motivos de falhas na execução de uma obra
Porquê compatibilizar?
Porquê compatibilizar?
A
compatibilização é ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento dos
projetos,