glossário
5 R’s: é uma filosofia, ou melhor, um processo educativo, no qual tenta mudar a mentalidade do cidadão, fazendo-o repensar valores e práticas, a fim de promover a redução do consumo exagerado (e muitas vezes até inútil), bem como o desperdício. Os 5 R’s estão na seguinte ordem: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.
Convenção sobre Mudança do Clima: o nome oficial é CONVENÇÃO QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA. A criação deste Convenção iniciou-se em 1990, com a criação do Comitê Intergovernamental de Negociação para a Convenção-Quadro sobre Mudanças do Clima (INC/FCCC), sendo que este Comitê terminou os trabalhos para a criação da Convenção em 09.05.1992. A Convenção foi aberta e assinada em junho de 1992, durante a ECO-92. Entrou em vigor em 21/03/1994. O objetivo desta Convenção é criar e implementar a Gestão Ambiental Global, através de instrumentos e mecanismos que possibilitem a estabilização das concentrações dos gases do efeito estufa na atmosfera em níveis toleráveis, para não prejudicar o sistema climático mundial. O órgão supremo da Convenção é chamado de COP. OBS.: os C.F.C's não fazem parte das discussões desta Convenção, pois são objeto de outro acordo.
COP: sigla do inglês “ Conference of the Parties”, que significa “Conferência das Partes”. É o órgão supremo da CONVENÇÃO QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (ou Convenção sobre Mudança do Clima). Reúne-se periodicamente para para avaliar resultados, estabelecer metas, estabelecer consensos comuns e criar mecanismos de gestão. Cada reunião da COP recebe um número. A primeira vez que a COP se reuniu (COP-1) foi em Berlim, com o objetivo de fortalecer e legitimar as