Glossário Técnico
Agroecologia – é um conjunto de conceitos, princípios, normas e métodos que possibilitam estudar, avaliar e manejar de forma consciente os sistemas naturais para produção de alimentos, permitindo compreender a natureza dos agrossistemas e desenvolvendo sistemas com dependência mínima de insumos energéticos externos.
Agrometeorologia – ramo da meteorologia que estuda as relações de causa e efeito das condições meteorológicas com o meio rural e a produção agrícola.
Agronegócio – processos ou operações relacionadas à agricultura e à pecuária, incluindo também as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de insumos e sementes, equipamentos, serviços, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária.
Agrotóxico – denominação genérica dada aos produtos e/ou agentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna a fim de preservá-las da ação seres vivos considerados nocivos.
Alelos – uma das alternativas de um par ou série de formas de um gene, os quais são alternativos na herança, porque são situados no mesmo loco em cromossomos homólogos.
Alogamia – fecundação de uma flor pelo pólen de outra, tanto entre flores de um mesmo indivíduo como de indivíduos distintos. Taxa de alogamia é conhecida como taxa de cruzamento natural.
Anemofilia – Polinização efetuada pela ação do vento, que transporta grãos de pólen pelo ar, fazendo com que estes fecundem os óvulos de outra flor à distância.
Angiospermas – plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também conhecidas por magnoliófitas ou antófitas.
Apomixia – mecanismo de reprodução assexual em que não há fusão de gametas, mas as estruturas envolvidas são aquelas comuns a reprodução sexual.
Aquífero – formação geológica, de