Glossário sobre biodiversidade
Biodiversidade:
É a variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos, entre outros.).
Briófitas:
São plantas pequenas, que em geral crescem em locais úmidos, recobrem troncos de árvores e rochas ao longo de córregos ou terras úmidas. No entanto, não são restritas a tais hábitats, sendo encontradas em ambietes relativamente secos, como desertos e rochas expostas, nos quais podem sobreviver com baixas taxas metabólicas até poderem recuperar-se fisiologicamente da dessecação.
Criptógamas:
Criptógamas é um termo taxonomicamente obsoleto, utilizado para referir-se às plantas que não produzem sementes, flores ou frutos e que se reproduzem por meio de esporos. Os principais grupos incluem líquenes, musgos, algas e fetos.
Conservação Ambiental:
A conservação ambiental contempla a relação com a natureza, através do uso racional de seus recursos pela espécie humana. Seu pensamento é característico da maioria dos movimentos ambientais e de políticas de desenvolvimento sustentável, que buscam um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida e desenvolvimento econômico, preservando os recursos para as gerações futuras.
Estróbilo:
Formação semelhante a cone encontrado em algumas Pteridófitas e na maioria das Gimnospermas. Constitui-se de um eixo em torno do qual se dispõem esporófilos (micro ou megasporófilos) ou escamas especializadas, que transportam esporângios (micro ou megasporângios) respectivamente.
Fanerógamas:
Fanerógamas são as plantas que produzem sementes, flores e frutos, onde os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, ou seja, as estruturas para reprodução são claramente visíveis.
Fotossíntese:
A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver.
Fruto: